Busca avançada

Tempo Novo

Retrô

Uma viagem pela Serra

O maior acervo desde 1983

O maior acervo catalogado, acessível e gratuito sobre a Serra, Idealizado pelo Jornal Tempo Novo e patrocinado por empresas que fizeram parte do crescimento e da história da cidade.

O maior acervo catalogado, acessível e gratuito sobre a Serra, Idealizado pelo Jornal Tempo Novo e patrocinado por empresas que fizeram parte do crescimento e da história da cidade.

Quem Somos

edicao-000

Os ares de novos tempos da derrocada ditatorial, da ebulição política do contexto nacional, estadual e municipal, potencializada pela perspectiva de desenvolvimento econômico na Serra, impeliram que em dezembro de 1983, um jovem de 22 anos, chamado Eci Scardini, popularmente conhecido como Gerereu, decidisse empreender um projeto ousado e que para todos os efeitos objetivos e pragmáticos da vida em sociedade, tinha tudo para dar errado: o Jornal TEMPO NOVO.

Entretanto, na contramão do ceticismo e rompendo barreiras atrás de barreiras, o projeto deu certo. Virou referência em comunicação localizada e regionalizada; é hoje um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no Espírito Santo; é independente aos grandes grupos empresariais de comunicação; tem a maior memória histórica sobre a cidade enraizada nas entranhas do ethos de um dos locais mais antigos do Brasil, que tem uma história riquíssima e que floresceu rumo à urbanidade no mesmo período em que o TEMPO NOVO nasceu, amadureceu e se consolidou.

Durante estas quase quatro décadas de existência, muitas mãos e mentes foram responsáveis por conceber todas as 1.376 edições impressas; e listá-las nominalmente seria uma tarefa desafiadora e laboriosa; portanto, por meio da citação do nome da jornalista Ana Paula Bonelli, esta empresa gostaria de estender a gratidão a tantos e tantas que deram um pouco, ou muito de si para que TEMPO NOVO prosseguisse como uma parte viva da existência da Serra. O nosso muito obrigado.
tempo-novo-retro-fundadores
Na foto, Eci Scardini, mais conhecido como Gerereu, empreendedor ousado que fundou o Jornal Tempo Novo quando tinha 22 anos de idade, a jornalista Ana Paula Bonelli e Yuri Scardini, atual editor chefe e administrador que segue os passos do pai.

Eci Scardini, a figura central de tudo que o TEMPO NOVO realizou, recebeu o apelido de Gerereu por ter fundado na virada dos anos 80 a primeira danceteria de Parque Residencial Laranjeiras, a Gerereu Discoteca. Como muitas famílias da Serra, ele emigrou da Bahia para o Espírito Santo ainda recém-nascido; venceu desafios por meio de um esforço pessoal incomensurável para que este jornal prosseguisse.

Eci é a memória viva de uma Serra de muitas faces, aspectos e singularidades; que passou pelas mãos de João Batista da Motta, José Maria Feu Rosa, Adalto Martineli, Sérgio Vidigal e Audifax Barcelos; e certamente os próximos que virão. Contou também com o apoio da família, em especial da esposa, Ivony Santos de Lima Scardini, que comprou o primeiro computador a operar na redação do TEMPO NOVO; e tantos amigos que voluntariamente contribuíram para dar vida longa ao jornal.

O TEMPO NOVO mantém as raízes municipalistas, atualmente é um veículo de comunicação totalmente integrado a web com um olhar cada vez mais maduro a respeito do passado, do presente e do futuro da Serra.

Anúncio: